Sabedoria da Terra¹

A Planície em La Crau. Van Gogh, 1888.

Em meio aos campos e plantações da região da planície de La Crau, em uma choupana feita de palha e barro, vive Dona Justina, uma senhora tranquila, conhecida na região por ser uma grande benzedeira.

- Bom dia, Dona Justina! - diz o peão, na carroça puxada por bois.

- E há de ser, meu filho... um lindo dia de sol. - responde ela, sorrindo.

Dona Justina passa os dias a cuidar de suas ervas. E a atender aos trabalhadores e suas famílias, que a procuram para curar seus males, ou então para pedir conselhos sobre o tempo e o momento certo para o plantio e a colheita.

- Bom dia, Dona Justina! Será que o plantio do milho hoje dá? - pergunta o coronel, a cavalo.

- Melhor pra semana que vem, meu filho... - responde ela, sorrindo.

Um dia, um forasteiro que por ali passava há algumas semanas, curioso com a movimentação e as consultas diárias que vez ou outra testemunhava, aproximou-se do cercado.

- Bom dia, Dona Justina! Posso saber como a senhora conhece a respeito do tempo, das ervas, do plantio e tudo o mais que lhe perguntam?

- Muito simples, meu filho... - respondeu a velha senhora, sempre sorridente. - Enquanto vocês passam por essa terra todos os dias, eu fico aqui e ouço o que ela tem a dizer.

_________________________________________
¹ Texto escrito como atividade para a disciplina de Redação Publicitária IV, do curso de Com. Social - Publicidade e Propaganda da Fabico/UFRGS, ministrada pela profª Rosane Palacci dos Santos. Proposta do trabalho: a partir de uma imagem, criar um texto que desenvolva uma cena, com personagens e enredo fechado (início e fim).

Nenhum comentário: